Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}

postado em: Better Call San | 0

Fui apresentada a esta Torta de Chocolate com Merengue sem forno pelo Richie da Cozinha Coletiva numa rápida visita a seu blog, talvez o blog mais gostoso do mundo, fica difícil de escolher a melhor torta ou que sobremesa preparar, é quase como escolher filmes no Netflix, tem que já chegar sabendo o que quer.

torta de chocolate sem forno

 

Fiz a primeira vez no domingo de dia das mães e quase teve briga pela sobremesa, os meninos adoraram, depois disso todos os meses um deles me pede para fazer novamente, gostaram tanto que o mais velho me pediu para trocar o bolo dele por torta de chocolate no seu ultimo aniversário.

Torta de chocolate sem forno no aniversario

 

A receita parece complicada, mas é porque o Richie explica tudo bem explicadinho, passo a passo, logo não tem erro, em meia hora você resolve o assunto. A receita é tão simples que vamos eu e os meninos pra cozinha e enquanto um tritura os biscoitos, outro mexe o creme, o caçula raspa as tigelas, sempre garantia de boas risadas.

 

Essa Torta de Chocolate vem junto com a volta do blog em 2017, depois de um bom tempo quase parado, voltamos com categorias novas, como a de hoje #sobremesadequinta porque quinta feira é um bom dia pra começar a pensar na sobremesa do domingo e também com as receitas disponíveis para salvar em PDF ou imprimir e deixar no seu caderno de receitas sempre a mão.

Enjoy!

Print Recipe
Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}
Torta de Chocolate com recheio cremoso e cobertura de merengue tostado que não vai ao forno.
Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}
Refeição Sobremesa
Tempo Preparação 20 minutos
Tempo Cozedura 20 minutos
Tempo passivo 1 hora
Porções
porções
Ingredientes
Massa
Recheio
Merengue
Refeição Sobremesa
Tempo Preparação 20 minutos
Tempo Cozedura 20 minutos
Tempo passivo 1 hora
Porções
porções
Ingredientes
Massa
Recheio
Merengue
Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}
Instruções de preparação
Massa
  1. Leve a manteiga em uma panela pequena e em fogo médio, até espumar e ficar cor de caramelo, sem queimar, mais ou menos uns 4 minutos. Reserve. Enquanto isso bata os biscoitos no processador ou no liquidificador até ficar uma farinha. Transfira para uma tigela média. Adicione a manteiga preparada a farinha de biscoitos e misture bem, até conseguir uma farofa úmida. Passe a mistura para uma fôrma de torta de 23cm de diâmetro e pressione a farofinha contra as laterais e o fundo da fôrma, usando as costas de uma colher, para compactar e formar a massa. Leve para a geladeira por 20 minutos. Enquanto isso derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas. Depois da massa gelada, pincele delicadamente o chocolate sobre a massa, criando uma camada impermeável [que não vai deixar o recheio umedecer a massa]. Volte a fôrma para a geladeira enquanto prepara o creme.
  2. Repita o processo da manteiga da massa. Reserve. Em uma tigela misture, as gemas e o amido de milho. Reserve. Em uma panela média misture o creme de leite com o cacau em pó até desmanchar todos os grumos. Junte o leite e o leite condensado e leve ao fogo médio, até quase começar a ferver. Quando estiver prestes a ferver, retire a panela do fogo e derrame 1/3 da mistura quente sobre a mistura de gemas, misturando sem parar para não cozinhar as gemas. Volte tudo para a panela e volte a panela ao fogo médio, mexendo sem parar, até que a mistura ferva e engrosse bem. Retire do fogo. Adicione o chocolate ao creme, misturando bem. Por fim adicione a manteiga e a baunilha, e misture bem. Cubra o creme com plástico filme, rente à superfície para não formar película, e deixe esfriar por meia hora. Depois disso mexa bem o creme e recheie a massa de torta com ele. Alise a superfície, cubra com um outro filme plástico, e leve à geladeira.
Merengue
  1. Na batedeira em velocidade médio alta bata as claras até conseguir picos moles. Adicione o açúcar aos poucos, batendo sem parar até que o merengue fique mais firme e brilhante. Espalhe o merengue sobre a torta gelada e fazendo movimentos rápidos com uma colher, para decorar. Doure o merengue com um maçarico.
Compartilhar

Deixe uma resposta