publicidade em blogs

Publicidade em Blogs, investimento eficiente e barato

Ouço muita gente reclamando que blogs viraram negócios que só são criados com o intuito de ganhar dinheiro, presskits ou apenas convites para eventos onde blogueiros comem de graça.

Mas como todos sabemos não existe o tal almoço grátis, tudo é pago e bem pago. Em troca de dinheiro, presskits ou convites o blogueiro precisa postar algo sobre o produto ou marca que o procurou.

Quando digo blogueiro me refiro também a youtubers, instabloggers e todos os geradores de conteúdo em geral.

A maioria dos blogs sonham com uma marca que os patrocine, afinal não é barato manter um blog no ar, mesmo que o conteúdo compartilhado já exista, seja algum aprendizado e a plataforma free, todo blog precisa de uma pessoa e algum tempo para surtir resultados.

Todo blogueiro deveria pensar nisso antes de aceitar convites de eventos e recomendar produtos que normalmente não consumiria, um filtro deve existir.

Eu sei, é legal ir comer “de graça” naquele restaurante da moda, mas se você pudesse pagar iria aquele restaurante?

Os blogs entram num ciclo de ir num evento ter mais visualizações, que gera mais convites para eventos e mais visualizações, mas quanto disso é revertido para a marca?

Nas mídias tradicionais a unica medida de uma campanha era o aumento das vendas e procura pela marca ou serviço no período de veiculação da campanha, com a internet é possível rastrear todas as informações, desde se aquela imagem foi visualizada até se foram realizadas compras e quanto foi gasto por cada cliente.

A publicidade em blogs ainda é feita de forma amadora, os mídia kits criados pelos blogueiros nem sempre apresentam valores condizentes com a realidade. E ainda não há um regulamento, um manual de boas praticas para a categoria.

As marcas também não sabem como agradar os blogueiros, muitas vezes criam eventos caríssimos e entediantes onde os blogueiros apenas querem pegar o presskit e irem embora, muitas vezes o produto e algum pagamento seria muito mais eficiente e econômico.

Claro que um bom estudo deve ser realizado antes do contato com o blogueiro, já que muitos compram curtidores e seguidores para conseguirem impressionar as marcas.

Dado o grande numero de blogueiros essa mudança de postura deve partir da marcas, das agências, já que essa publicidade funciona num ciclo como todos os outros de venda, só tem oferta barata porque a procura é grande, mas será que é de qualidade?

Como você acha que deveria ser o pagamento entre marcas/agências com os influenciadores?