Os primeiros passos no wordpress

Os Primeiros Passos no WordPress sem Stress

WordPress instalado e um mundo de possibilidades para seu novo blog ou site. Por onde começar? Quais os primeiros passos no WordPress?

Assim como na nossa casa todos querem que seu endereço virtual esteja impecável, afinal é a primeira impressão que fica. E também como numa casa precisamos cuidar para que seja funcional e bonita.

Para ter ser WordPress bonito e funcional é só seguir o cronograma abaixo, gerar conteúdo e se preparar para colher os resultados.

Aparência – Layout

Aqui é onde se define realmente a primeira impressão, escolher um bom tema é fundamental para o sucesso do blog.

Eu gosto de antes de escolher o tema criar as páginas e alguns posts, mesmo que seja lorem ipsum só para ter certeza que aquele tema vai se adequar ao que eu preciso e planejei.

No post anterior vimos como é o painel do WordPress e é nesse painel que vamos definir qual o tema vamos ultilizar, para isso basta clicar em aparência > temas> WordPress.org temas que vão aparecer todos os temas disponíveis para instalação, todos são gratuitos e quase todos oferecem customização premium para uma personalização mais completa.

A lista dos temas está organizada por:

  • Destaques
  • Populares
  • Mais recentes
  • Favoritos
  • Premium

Também é possível escolher através de características como cores, colunas, imagens destacadas…

Se depois de escolher o tema você quiser trocar por qualquer motivo a qualquer momento é possível realizar a troca de layout, lembrando de sempre fazer o backup do conteúdo postado antes de grandes mudanças ou uma vez por semana de acordo com o volume de postagem.

Titulo e Descrição do Blog

O título já está no blog quando fazemos a instalação, mas também é possível de alterar, a descrição vem padrão “Só mais um site WordPress”  também é alterada no mesmo local do titulo e é bem fácil, na parte esquerda do painel vá em Configurações > Geral e pronto, pode adicionar seu slogan, sua breve descrição, seu pitch.

Na mesma página também pode ser configurado os formatos de data e hora e idioma que até bem pouco tempo atrás somente com códigos ou plugins.

Estrutura de links

Aqui você vai alterar uma das partes mais importantes do blog, que faz toda diferença principalmente se você pretende trabalhar no SEO do seu site.

A primeira vista SEO parece um bicho de sete cabeças, mas são configurações simples como esta que vão ajudar seu blog se destacar na internet.

Essa estrutura de links forma o que em SEO é chamado de URL amigável e para fazer essa estruturação vá em Configurações> Links permanentes > Configurações Comuns e Nome do post.

Fazendo isso cada link do seu blog terá o mesmo nome do seu post.

Opções de Leitura

Faz toda diferença para um site uma página inicial estática, para um blog quantos posts vai disponibilizar na primeira página, bem como se o texto será todo revelado ou apenas um resumo dele. Essas opções dizem muito sobre a estrutura do site e o que o blogueiro pretende com ele.

Também em Configurações> Leitura você encontra todas as opções e pode altera las como achar melhor.

 

O seu blog já está tomando forma e no próximo post da categoria WordPress sem Stress vamos falar de plugins, todos os essenciais e o perigo de adicionar muitos.