planejamento de conteúdo para blog

Planejamento de conteúdo para blog – O segredo do sucesso!

O planejamento é a base de tudo, com blogs não seria diferente, um bom planejamento de conteúdo para blog faz toda a diferença na vida do blogueiro e do leitor.

Pode ser um blog pessoal, pode ser um blog de uma empresa ou de um e-commerce, planejar é a palavra chave, é o segredo do sucesso.

Planejar desde o inicio, desde antes de começar a postar, a partir do momento que você decidiu ter um blog o planejamento começa.

  • Onde eu quero chegar com esse blog?
  • O que quero conquistar?
  • Como pretendo alcançar meus objetivos?
  • Se não der certo meu primeiro plano o que posso fazer?
  • Em quanto tempo eu posso conseguir?

Responder essas questões faz parte do planejamento inicial do blog. Mas se você vem acompanhando todos os posts já viu porque ter um blog, como começar a blogar, instalar o WordPress, instalar plugins e já está pronto para começar a escrever.

De acordo com seu nicho, com seu objetivo, com seu publico, sua habilidade, seu produto você vai montar seu planejamento.

Planejamento de conteúdo para blog

 

  • Defina um calendário editorial para o blog
  • Defina a frequência de posts
  • Liste assuntos possíveis para o blog
  • Pense como o leitor e escreva o que o leitor pesquisaria
  • Ainda pensando como o leitor imagine os problemas dele.
  • Se estiver ensinando algo lembre se como aprendeu e ensine na ordem.
  • Analise seus concorrentes, observe sobre o que eles estão escrevendo.
  • Leia este post com 25 ideias de posts.
  • Observe o calendário sazonal.

 

Após fazer todas essas listas e responder todas essas questões com certeza você já vai ter muitas ideias de conteúdo para seus posts.

Essa lista deve ser arquivada e atualizada de tempos em tempos, eu recomendo todos os meses fazer uma atualização do planejamento de conteúdo para seu blog. Nada impede que você altere uma pauta, imprevistos acontecem, mas lembre se que se você se comprometeu com um assunto é preciso dar continuidade para não perder a credibilidade.