Mix de Brownie – Brownie no Pote

postado em: Bakery | 1

Testar receitas de doces é uma das melhores coisas da vida, quando encontrei essa receita de brownie com tão poucos ingredientes, numa noite de sábado que eu lembrei que não tinha nada de chocolate em barra, não pensei duas vezes, era pegar ou largar.

mix de brownie

Pra quem não sabe tenho um álbum no Pinterest só com receitas de bolo de chocolate para traduzir e postar, mas sempre por pressa ou esquecer de providenciar um ou outro ingrediente eu acabo não fazendo ou não postando a receita traduzida. Havia acabado de salvar uma receita do blog e nos posts relacionados lá estava esse mix de brownies, olha o marketing impactando.

Não só fiquei mais tempo no blog mas também salvei várias receitas e agora aqui compartilho o link original da receita.

Achei muito interessante deixar o mix de ingredientes secos já em potes prontos pra hora da fome de doce, perfeito para dar de presente aos amigos, para o  filho, para o  vizinho, para os professores…

Recomendo colocar uma etiqueta com os ingredientes que precisam ser adicionados ao mix e também os que já estão lá, assim como o modo de preparo que nesse caso é bem simples, tão simples que gera duvidas, ainda mais se comparada a receita e modo de preparo do brownie original.

ingredientes para o preparo de brownie

Pensando nisso, preparei também um rótulo que pode ser impresso em papel adesivo,  e se for preparar para presentear colocar no pote.


O pote utilizado aqui foi reciclado, se for para seu consumo próprio, sem problemas, se for presentear é melhor usar uma tampa nova ou avisar do tempo de validade mais curto, devido a pressão da tampa.

brownie no pote

Essa versão eu fiz com confetes de chocolate, mas fica a sugestão de usar gotas, seu chocolate preferido picado grosseiramente, nozes, castanhas ou um mix de tudo isso. Se achar pouco o “recheio” pode acrescentar mais num saquinho a parte ou em outro vidrinho e arrumar tudo junto numa caixa para presente. Eu que não iria achar nem um pouco ruim ganhar um pote de brownie de presente!

Print Recipe
Mix de Brownie
Mix para preparo de brownies recheados.
mix de brownies
Cozinha Americana
Porções
brownies
Ingredientes
Ingredientes que vão para o pote
Ingredientes para finalizar o brownie
Cozinha Americana
Porções
brownies
Ingredientes
Ingredientes que vão para o pote
Ingredientes para finalizar o brownie
mix de brownies
Instruções de preparação
  1. Peneire todos os ingredientes secos, misture bem e acondicione em pote hermético por até 3 meses.
  2. Quando for preparar o brownie adicione os ingredientes restantes numa tigela, misture bem e leve ao forno em assadeira quadrada de 20 cm untada e polvilhada cacau em pó.
    brownie na forma
Notas da Receita

Um dos segredos do brownie é retirar do forno um pouco antes dele estar completamente assado ou se tornará um bolo, não é ruim, mas perde a característica principal de ter casquinha por fora e ser cremoso por dentro.

Compartilhar

Bolo de Chocolate Sem Farinha { sem glúten}

postado em: Bakery | 1

Todos os dias aumenta a procura de receitas sem glúten e sem lactose, seja para uma dieta mais eficiente ou por questões de intolerância ou alergia. Esse bolo de chocolate sem farinha eu procurei porque fiz leite de coco caseiro e precisava de uma receita para usar o coco ralado que sobrou.

Esse bolo de chocolate sem farinha eu fazia há muitos anos uma receita um pouco diferente, que eu lembro os ingredientes mas não lembrava as quantidades, então achei melhor pesquisar pela internet, mais precisamente no Pinterest me segue por lá também, salvo todos os dias um milhão de coisas que um dia ainda vou fazer ( sonho meu).

Bolo de chocolate sem farinha

Voltando ao bolo de chocolate,  ele fica macio, fofinho, molhadinho, tudo de bom. Mas é bom prestar atenção, ele não tem farinha, mas se na sua cozinha você faz receitas com farinha ele compartilha traços de glutén, é preciso fazer todo um trabalho de limpeza para ser indicado a celíacos por exemplo, assim como estar atento aos outros ingredientes como chocolate em pó, fermento e até o coco ralado para ver se também não contém traços.

Depois de terminar a receita descobri que pode ser preparada com óleo e leite de coco, deixando a receita sem lactose também, já que leva manteiga em sua preparação. Prometo testar a receita sem lactose e contar para vocês assim que tiver o resultado.

Bolo de chocolate e coco sem farinha

Lápis e papel na mão? Vamos a receita do tão desejado Bolo de Chocolate sem Farinha

 

Print Recipe
Bolo de Chocolate sem Farinha
Receita de bolo de chocolate com coco ralado sem adição de farinha de trigo a massa.
Bolo de chocolate e coco sem farinha
Tempo Preparação 15 minutos
Tempo Cozedura 40 minutos
Porções
pessoas
Ingredientes
Massa
Cobertura
Tempo Preparação 15 minutos
Tempo Cozedura 40 minutos
Porções
pessoas
Ingredientes
Massa
Cobertura
Bolo de chocolate e coco sem farinha
Instruções de preparação
Massa
  1. O preparo da massa não tem segredo e só colocar tudo no liquidificador na ordem da receita e bater tendo o cuidado de estar tudo homogenizado. Após bater a massa, despeje em assadeira untada e polvilhada cacau em pó pro bolo ficar mais pretinho. Leve para assar em forno médio por mais ou menos 40 minutos Não deixe assar demais pra não ficar seco. Deixe o bolo esfriar um pouco sobre uma grade, desenforme e prepare a cobertura.
Cobertura
  1. Leve os 3 primeiros ingredientes ao fogo, mexendo sempre até formar uma calda grossa, junte o leite aos poucos. Continue mexendo sempre até o ponto de brigadeiro. Retire do fogo e mexa por mais dois minutos, despeje sobre o bolo.
Compartilhar

Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}

postado em: Better Call San | 0

Fui apresentada a esta Torta de Chocolate com Merengue sem forno pelo Richie da Cozinha Coletiva numa rápida visita a seu blog, talvez o blog mais gostoso do mundo, fica difícil de escolher a melhor torta ou que sobremesa preparar, é quase como escolher filmes no Netflix, tem que já chegar sabendo o que quer.

torta de chocolate sem forno

 

Fiz a primeira vez no domingo de dia das mães e quase teve briga pela sobremesa, os meninos adoraram, depois disso todos os meses um deles me pede para fazer novamente, gostaram tanto que o mais velho me pediu para trocar o bolo dele por torta de chocolate no seu ultimo aniversário.

Torta de chocolate sem forno no aniversario

 

A receita parece complicada, mas é porque o Richie explica tudo bem explicadinho, passo a passo, logo não tem erro, em meia hora você resolve o assunto. A receita é tão simples que vamos eu e os meninos pra cozinha e enquanto um tritura os biscoitos, outro mexe o creme, o caçula raspa as tigelas, sempre garantia de boas risadas.

 

Essa Torta de Chocolate vem junto com a volta do blog em 2017, depois de um bom tempo quase parado, voltamos com categorias novas, como a de hoje #sobremesadequinta porque quinta feira é um bom dia pra começar a pensar na sobremesa do domingo e também com as receitas disponíveis para salvar em PDF ou imprimir e deixar no seu caderno de receitas sempre a mão.

Enjoy!

Print Recipe
Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}
Torta de Chocolate com recheio cremoso e cobertura de merengue tostado que não vai ao forno.
Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}
Refeição Sobremesa
Tempo Preparação 20 minutos
Tempo Cozedura 20 minutos
Tempo passivo 1 hora
Porções
porções
Ingredientes
Massa
Recheio
Merengue
Refeição Sobremesa
Tempo Preparação 20 minutos
Tempo Cozedura 20 minutos
Tempo passivo 1 hora
Porções
porções
Ingredientes
Massa
Recheio
Merengue
Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}
Instruções de preparação
Massa
  1. Leve a manteiga em uma panela pequena e em fogo médio, até espumar e ficar cor de caramelo, sem queimar, mais ou menos uns 4 minutos. Reserve. Enquanto isso bata os biscoitos no processador ou no liquidificador até ficar uma farinha. Transfira para uma tigela média. Adicione a manteiga preparada a farinha de biscoitos e misture bem, até conseguir uma farofa úmida. Passe a mistura para uma fôrma de torta de 23cm de diâmetro e pressione a farofinha contra as laterais e o fundo da fôrma, usando as costas de uma colher, para compactar e formar a massa. Leve para a geladeira por 20 minutos. Enquanto isso derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas. Depois da massa gelada, pincele delicadamente o chocolate sobre a massa, criando uma camada impermeável [que não vai deixar o recheio umedecer a massa]. Volte a fôrma para a geladeira enquanto prepara o creme.
  2. Repita o processo da manteiga da massa. Reserve. Em uma tigela misture, as gemas e o amido de milho. Reserve. Em uma panela média misture o creme de leite com o cacau em pó até desmanchar todos os grumos. Junte o leite e o leite condensado e leve ao fogo médio, até quase começar a ferver. Quando estiver prestes a ferver, retire a panela do fogo e derrame 1/3 da mistura quente sobre a mistura de gemas, misturando sem parar para não cozinhar as gemas. Volte tudo para a panela e volte a panela ao fogo médio, mexendo sem parar, até que a mistura ferva e engrosse bem. Retire do fogo. Adicione o chocolate ao creme, misturando bem. Por fim adicione a manteiga e a baunilha, e misture bem. Cubra o creme com plástico filme, rente à superfície para não formar película, e deixe esfriar por meia hora. Depois disso mexa bem o creme e recheie a massa de torta com ele. Alise a superfície, cubra com um outro filme plástico, e leve à geladeira.
Merengue
  1. Na batedeira em velocidade médio alta bata as claras até conseguir picos moles. Adicione o açúcar aos poucos, batendo sem parar até que o merengue fique mais firme e brilhante. Espalhe o merengue sobre a torta gelada e fazendo movimentos rápidos com uma colher, para decorar. Doure o merengue com um maçarico.
Compartilhar