Sanduíche de Falafel

postado em: Briefing Vegano, Marmitas | 1

Falafel é uma das minhas receitas favoritas, já gostava antes agora nessa fase de transição não pode faltar.

Não é segredo pra ninguém que aqui em casa comecei com a segunda feira sem carne e hoje já fazemos quase a semana toda vegana/vegetariana. Só não estou “convertida” de vez por dois motivos, um deles é a confeitaria que durante muito tempo me ajudou a pagar as contas e não dá pra mudar do dia pra noite e dizer que só faço doces veganos, muito embora seja essa a minha vontade.

receita vegana

Outro motivo são os meninos, embora não sejam grandes fãs de carnes eles ainda pedem alguma preparação e ou acabam consumindo sem saber, como no dia que o João foi no mercado e comprou hambúrguer industrializado porque achou que só tinha carne no caseiro, ele não está totalmente errado, já botaram de tudo no nosso hambúrguer, de minhoca a papelão, carne mesmo deve ter bem pouco. Foi numa dessas que fiz uma proposta de fazer diversos hambúrgueres para experimentarmos.

A receita de hoje não é hambúrguer mas é lanche e delicioso, para os mais incomodados com os veganos, é uma receita original, não foi transformada, até porque se eu quiser eu transformo tudo e chamo como eu quiser, é meu, paguei pelos ingredientes e se eu quiser chamar um bolinho chato de grão de bico de hambúrguer eu chamo.

receita vegana

 

Nessa hora cairia muito bem aquela frase do filme dos tons de cinza “Eu tenho gosto muito peculiares, você não entenderia” Eu adoro grão de bico, berinjela, quiabo, lentilhas, ervilhas… Não está sendo nem um pouco difícil me livrar das carnes no dia a dia.

Falafel é um salgadinho originário do Oriente médio. Consiste em bolinhos fritos de grão-de-bico ou fava moídos, normalmente misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho, ouso dizer que é primo irmão do nosso acarajé, que é a próxima receita que vou testar com direito a todos os recheios possíveis.

Já fiz dos dois jeitos com grao de bico cru e cozido, com o cru foi mais fácil e ficou mais gostoso, em ambos os casos deve se deixar o grão de molho por pelo menos 8 horas e a água do molho deve ser desprezada.

Print Recipe
Sanduíche de Falafel
Bolinhos fritos de grão-de-bico, normalmente misturados com condimentos como alho, cebolinha, salsa, coentro e cominho.
falafel
Refeição Sanduíche
Tempo Preparação 1 hora
Tempo Cozedura 8 horas
Porções
Porções
Ingredientes
Refeição Sanduíche
Tempo Preparação 1 hora
Tempo Cozedura 8 horas
Porções
Porções
Ingredientes
falafel
Instruções de preparação
  1. Com exceção do óleo bata todos os ingredientes no processador e deixe descansar, acrescentando um pouco mais de amido se necessário.
  2. Deixe o óleo bem quente, para testar use um palito de fosforo,quando acender está no ponto.
  3. Modele os falafels utilizando duas colheres de sopa. Acomodando os no óleo quente.
  4. Deixe fritar bem e vire. Não coloque muitos bolinhos de uma vez pois se o óleo esfriar os bolinhos começam a esfarelar.
  5. Retire do fogo e deixe escorrer sobre papel absorvente.
Notas da Receita

Para prepara o sanduíche pode usar o pão pita que eu já dei a receita aqui, ou aqueles discos de massa pronta que vende no mercado.

Junte folhas verdes, um vinagrete, pepino picado e molho de tahine que eu também comprei pronto.

É uma refeição completa, super proteica e sem sofrimentos.

É possível preparar falafel para levar na marmita, basta deixar cada coisa em potes separados.

Compartilhar

Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}

postado em: Better Call San | 0

Fui apresentada a esta Torta de Chocolate com Merengue sem forno pelo Richie da Cozinha Coletiva numa rápida visita a seu blog, talvez o blog mais gostoso do mundo, fica difícil de escolher a melhor torta ou que sobremesa preparar, é quase como escolher filmes no Netflix, tem que já chegar sabendo o que quer.

torta de chocolate sem forno

 

Fiz a primeira vez no domingo de dia das mães e quase teve briga pela sobremesa, os meninos adoraram, depois disso todos os meses um deles me pede para fazer novamente, gostaram tanto que o mais velho me pediu para trocar o bolo dele por torta de chocolate no seu ultimo aniversário.

Torta de chocolate sem forno no aniversario

 

A receita parece complicada, mas é porque o Richie explica tudo bem explicadinho, passo a passo, logo não tem erro, em meia hora você resolve o assunto. A receita é tão simples que vamos eu e os meninos pra cozinha e enquanto um tritura os biscoitos, outro mexe o creme, o caçula raspa as tigelas, sempre garantia de boas risadas.

 

Essa Torta de Chocolate vem junto com a volta do blog em 2017, depois de um bom tempo quase parado, voltamos com categorias novas, como a de hoje #sobremesadequinta porque quinta feira é um bom dia pra começar a pensar na sobremesa do domingo e também com as receitas disponíveis para salvar em PDF ou imprimir e deixar no seu caderno de receitas sempre a mão.

Enjoy!

Print Recipe
Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}
Torta de Chocolate com recheio cremoso e cobertura de merengue tostado que não vai ao forno.
Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}
Refeição Sobremesa
Tempo Preparação 20 minutos
Tempo Cozedura 20 minutos
Tempo passivo 1 hora
Porções
porções
Ingredientes
Massa
Recheio
Merengue
Refeição Sobremesa
Tempo Preparação 20 minutos
Tempo Cozedura 20 minutos
Tempo passivo 1 hora
Porções
porções
Ingredientes
Massa
Recheio
Merengue
Torta de Chocolate com Merengue {sem forno}
Instruções de preparação
Massa
  1. Leve a manteiga em uma panela pequena e em fogo médio, até espumar e ficar cor de caramelo, sem queimar, mais ou menos uns 4 minutos. Reserve. Enquanto isso bata os biscoitos no processador ou no liquidificador até ficar uma farinha. Transfira para uma tigela média. Adicione a manteiga preparada a farinha de biscoitos e misture bem, até conseguir uma farofa úmida. Passe a mistura para uma fôrma de torta de 23cm de diâmetro e pressione a farofinha contra as laterais e o fundo da fôrma, usando as costas de uma colher, para compactar e formar a massa. Leve para a geladeira por 20 minutos. Enquanto isso derreta o chocolate, em banho-maria ou no microondas. Depois da massa gelada, pincele delicadamente o chocolate sobre a massa, criando uma camada impermeável [que não vai deixar o recheio umedecer a massa]. Volte a fôrma para a geladeira enquanto prepara o creme.
  2. Repita o processo da manteiga da massa. Reserve. Em uma tigela misture, as gemas e o amido de milho. Reserve. Em uma panela média misture o creme de leite com o cacau em pó até desmanchar todos os grumos. Junte o leite e o leite condensado e leve ao fogo médio, até quase começar a ferver. Quando estiver prestes a ferver, retire a panela do fogo e derrame 1/3 da mistura quente sobre a mistura de gemas, misturando sem parar para não cozinhar as gemas. Volte tudo para a panela e volte a panela ao fogo médio, mexendo sem parar, até que a mistura ferva e engrosse bem. Retire do fogo. Adicione o chocolate ao creme, misturando bem. Por fim adicione a manteiga e a baunilha, e misture bem. Cubra o creme com plástico filme, rente à superfície para não formar película, e deixe esfriar por meia hora. Depois disso mexa bem o creme e recheie a massa de torta com ele. Alise a superfície, cubra com um outro filme plástico, e leve à geladeira.
Merengue
  1. Na batedeira em velocidade médio alta bata as claras até conseguir picos moles. Adicione o açúcar aos poucos, batendo sem parar até que o merengue fique mais firme e brilhante. Espalhe o merengue sobre a torta gelada e fazendo movimentos rápidos com uma colher, para decorar. Doure o merengue com um maçarico.
Compartilhar