ganache

Ganache – O creme de chocolate universal para recheios e coberturas de bolos

Se tem uma receita que vai bem com tudo essa receita é a do ganache, esse creme de chocolate vai bem com tudo, bolos, doces, pães,puro ou com frutas,  tudo na confeitaria pode ser recheado ou coberto com ganache.

Uma receita com só dois ingredientes tem tudo para ser fácil e é, basta seguir a receita e o bom censo.

ganache

O Ganache pode ser feito basicamente de duas maneiras:

  1. Derretendo o chocolate em banho maria ou microondas, sempre com muito cuidado para não queimar o chocolate e adicionando o creme de leite posteriormente, mexendo delicadamente até se tornar um creme homogêneo.
  2. Picando o chocolate bem fino e aquecendo o creme de leite, despejando o creme aquecido sobre o chocolate e novamente mexendo delicadamente até que se torne um creme homogêneo.

O creme de chocolate é tão perfeito que admite a adição de outros ingredientes, bebidas, essências, especiarias, purê de frutas, castanhas, pastas saborizantes… É nessa parte que entra a criatividade.

Dicas para um ganache perfeito:

  • Como toda preparação ter ingredientes de qualidade faz toda a diferença, hoje há no mercado chocolates de excelente qualidade, assim como o creme de leite.
  • Algumas receitas sugerem o uso de glucose e manteiga, não é necessário mas os ingredientes dão mais cremosidade ao creme.
  • Mexer o creme suavemente faz com que ele fique mais liso e encorpado, se bater o creme pode ficar aerado.
  • Muito cuidado com as temperaturas para não queimar o chocolate e não separar as gorduras, deixando sabor residual.
  • Fique atendo as proporções exatas de cada tipo de chocolate para o creme de leite, branco, ao leite e meio amargo, cada um pede uma quantidade diferente de creme.
  • Use o ganache ainda morno para cobrir e rechear bolos para facilitar na decoração.

 

Para cada 200 ml de creme de leite você vai precisar de:

  • 400 gramas de chocolate meio amargo
  • 600 gramas de chocolate ao leite
  • 800 gramas de chocolate branco

Sempre uso essas proporções e obtenho um bom resultado principalmente para rechear e cobrir bolos, se precisa de um creme mais firme adicione mais chocolate, se precisa de um ganache mais fluído adicione mais creme de leite, sempre ao poucos e misturando bem a cada adição.

ganache

Na semana passada eu postei aqui uma receita de massa de bolo para cobrir com pasta americana que fica simplesmente perfeita se recheada com uma dessas opções de ganache ou as três, porque não?

Se fizer a receita poste aqui ou no Instagram com a #bettercallsan