O bolo peludinho do Bake Off Brasil

Furry Cake – O bolo peludinho do Bake Off Brasil

No ultimo sábado começou a ser exibido a edição numero 3 do Bake Off Brasil e logo de cara o desafio criativo era um Furry Cake – aquele bolo peludinho que a decoração imita os pelos dos bichos.

A prova foi devastadora, poucos conseguiram terminar e entregar realmente um bolo confeitado, mas eu não critico não, eu fico em cólicas com o tempo de prova em casa, isso sem contar toda a pressão, a competição, não é brincadeira de criança.

Eu que faço bolos já há mais de vinte anos não sei se da pra encarar e para tirar a prova eu resolvi fazer um bolo em casa, com o tema só pra ver se o tempo era suficiente, publiquei os vídeos no stories do Instagram e pretendo continuar me desafiando, então acompanha lá os resultados.

O que é mais engraçado é que não importa a experiência, na hora que começa a marcar o tempo parece que da um branco e é difícil, manter tudo junto agilidade, técnica, criatividade, qualidade, parece que alguma coisa vai ficar de fora.

Preferi não inovar muito e ficar no basicão, até porque eu não tinha a minha disposição todos os ingredientes possíveis.

O bolo peludinho do Bake Off Brasil

  • Comecei com um pão de ló, bati 6 ovos na batedeira com 2 1/2 xícaras de açúcar.
  • Enquanto aquecia 3/4 de xícara de água no microondas.
  • Separei 3 xícaras de farinha de trigo com uma colher de sobremesa de fermento em pó.
  • Adicionei baunilha a mistura de ovos e açúcar.
  • Quando a água ferveu juntei 1/4 de xícara de óleo vegetal.
  • Desliguei a batedeira e acrescentei alternado até a ficar uma massa homogênea.
  • Coloquei em duas formas de 20 centímetros de diâmetro, untadas e forradas com papel manteiga. Levei ao forno médio pré aquecido.

Para o recheio não queria usar puro apesar do ótimo sabor e da consistência perfeita, e também porque ninguém vai num concurso desses e usa doce de leite pronto, misturar creme de leite também não era uma alternativa, então me lembrei do brigadeiro de churros, então foi tudo para a panela:

Recheio

  • 1 lata de leite condensado
  • a mesma medida de doce de leite
  • 1 cx de creme de leite
  • 50 gramas de manteiga

Misture tudo e continue mexendo até o creme ferver e soltar do fundo da panela, um ponto antes do brigadeiro de enrolar.

Metade do caminho feito ainda precisava de uma calda incrível, dilui leite condensado com leite e aqueci, assim que ferveu coloquei uma colher de sobremesa de canela em pó, deixei esfriando.

Claro que quando se tem 2 horas para fazer um bolo não é a melhor hora para testar receita, mas eu encasquetei com o tal do chantininho e nada me faria mudar de ideia.

Chantininho

  • Coloquei na batedeira 1 litro de chantilly vegetal com 120 gramas de leite em pó, bata em velocidade baixa.
  • A parte dissolvi um sachê de gelatina sem sabor em 150 ml de água.
  • Aqueci 30 segundos no microondas
  • Aos poucos adicionei essa gelatina ao creme que estava batendo.
  • Por ultimo adicionei o leite condensado gelado.

E não é que esse tal de chantininho é gostoso mesmo?

As peças de pasta americana eu fiz da minha imaginação, pra parecer um leãozinho, meu signo.

Nisso já deu duas horas e nada do bolo esfriar, se eu montasse do jeito que estava iria desabar, derreter o chantilly e estourar o tempo. Se fosse no programa eu já estaria fora.

Ainda bem que não era, montei o bolo na mesma forma que assei, intercalando massa, calda e recheio. Deixei gelar um pouco e só então eu cobri o bolo.

Marquei o tempo e foram 20 minutos para decorar o bolo bem mais ou menos, não tinha projeto, não tinha modelo, deveria ter feito um urso, porque meu bolo é um leão, mas aposto que o Fasano iria debochar dele e vou falar, mesmo parando de contar o tempo a agonia ainda permaneceu.

O bolo peludinho do Bake Off Brasil

Para decorar eu usei um bico chuveirinho e tingi o chantininho com corante em gel marrom.

Desafio finalizado o melhor a fazer era cortar e comer uma boa fatia com fé de que o sabor estivesse melhor que a aparência e esse sim não me decepcionou, estava perfeito, que delicia!

A calda fez seu papel e deu não só umidade ao bolo como muito sabor, a textura da massa, a cobertura, tudo combinou.

Semana que vem espero conseguir fazer a receita no tempo, já estou ansiosa pelo desafio desta semana. Será que vou conseguir? Me acompanhe lá no Insta que você fica sabendo antes e assine o blog pra receber todas as receitas e dicas no seu e mail, não perder nada.