habit trackers

Bullet Journal – Habit Trackers – Como fazer?

Traduzindo Habit Trackers, temos um rastreador de habito, uma planilha que pode ser feita num caderno, bullet Journal, no Excel, ou em algum aplicativo pra isso. O objetivo dele é controlar, incentivar você a implementar novos hábitos na sua vida.

Mas porque implementar novos hábitos?

Primeiro porque todos temos sonhos, metas, metinhas e metões, mas muitas vezes acreditamos ser tudo tão difícil e tão distante que deixamos lá como se fosse cair do céu ou brotar no meio dos milhões de emails que recebemos diariamente.

Destrinchar essas metas, por menores que sejam nos levam a pequenas atitudes que em algum tempo podem render bons frutos.

habit trackers

Vou dar um exemplo aqui das minhas metas, quero, preciso emagrecer 30 quilos, eu sei que talvez seja dificil em um ano, mas também sei que pode ser possível, também sei que não existe milagre, a fórmula é simples, é comer menos e gastar mais, e comer menos não se trata apenas de diminuir de 4 fatias de pizza para uma fatia de pizza, é esquecer a pizza durante um tempo e comer legumes, verduras e frutas. Tudo o que eu adoro comer, mas por motivos de só Deus sabe porque eu não lembro de almoçar, nem comer frutas, as vezes é por estar trabalhando e não querer parar.

Também, fazendo home office esqueço de fazer uma pausa para o almoço, as vezes como na frente do PC e já continuo trabalhando. Quando anoitece, eu ainda trabalhando peço uma pizza pra comer algo salgado e que mate minha fome. Por mais que eu não tome refri e coma uma unica fatia de pizza o ponteiro da balança não mexe.

Por isso no meu rastreador de hábitos, habit tracker, eu incluí, almoçar, descanso e fruta, são três hábitos que vão me levar a emagrecer, ou qualquer dieta que eu começar agora estará fadada a falhar.

Também relacionado a isso tem o habito de dançar que antigamente eu fazia diariamente e hoje tenho que me obrigar, e antigamente eu era mais magra e saudável, fora a ansiedade que era quase zero e agora vive a quase mil, então na minha rotina tem que ter um espaço pra isso.

Eu preciso trabalhar, mas se esse trabalho está me gerando estress e falta de saúde eu preciso rever, no caso não é o trabalho, é a forma como estou dividindo a carga de trabalho e deixando sem espaço para lazer e as necessidades básicas.

Você pode querer outras coisas, como mudar de emprego, aprender um novo idioma, controlar suplementos, melhorar a leitura ou diminuir a lista de livros não lidos na estante, terminar as séries atrasadas sem deixar de viver pra isso, fazer algum curso, desenvolver algum projeto, tanto faz, os sonhos e objetivos são seus.

Eu sei que dividi minhas metas para o ano em pequenos hábitos, listei todos numa planilha no meu bullet journal de acordo com os dias do mês e diariamente vou assinalando o que consegui fazer.

Para ajudar elaborei uma rotina ideal, com os melhores horários para introduzir cada novo hábito. Se não da certo já escrevo na pagina seguinte porque não funcionou, algumas vezes eu me perdoo por não ter conseguido, outras são por pura distração.

Tenho deixado meu bujo sempre aberto nesta página e já adquiri o hábito de consulta lo algumas vezes por dia para não esquecer nada e conseguir fazer tudo.

Minha vida já tá uma maravilha?

habit trackers

Ainda não, mas estou melhorando, cada pequena mudança já vejo resultados e já me sinto mais motivada a continuar, principalmente quando vejo os números na balança diminuindo, a casa mais organizada, e sobrando dinheiro no final do mês, coisa que antigamente só sobrava mês, o dinheiro ia embora bem rápido.

O importante é que você adicione os hábitos e controle até que eles virem rotina, até que você consiga fazer sem pensar, faça parte do seu dia a dia e claro te deixe feliz.

Eu poderia anotar ir a academia diariamente já que tem uma na porta do condomínio e é baratinha, mas eu sei que mais vou faltar do que ir, e que não é só pagar a academia, eu iria precisar investir em outras coisinhas, seria mais um sofrimento do que um beneficio, até porque só ia querer fazer as aulas de dança e elas são nos horários da academia e não quando eu posso.

Você pode fazer um Habit Tracker digital ou não, eu gosto de escrever porque memorizo melhor, usei alguns lápis de cor que já tinha aqui, mas você pode fazer da maneira que for melhor pra você. No Pinterest eu salvei vários exemplos de Habit Tracker, do mais simples ao mais elaborado, você pode passar lá e escolher o seu modelo, e claro, pode ir mudando a cada mês.

Pode também me seguir por lá e no Instagram onde diariamente tem foto nova com dica para o Bullet Journal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *