bullet journal

Bullet Journal – Bujo For Dummies – Como e Porquê?

“Tudo o que você precisa é de um caderno e de uma caneta” para fazer seu Bullet Journal, carinhosamente chamado de bujo.

Claro que se for um caderno pontilhado ou quadriculado e se tiver muuuuitas cores de caneta com várias pontas diferentes, vai ser mais divertido, porém lembrando que o intuito é a organização, aprender o sistema, que basicamente reúne todas as nossas anotações diárias num só lugar de forma rápida e objetiva.

Pra começar vamos nos concentrar em um caderno e uma caneta, após o método bem definido você pode decorar e customizar seu bullet journal como preferir. Na verdade você pode qualquer coisa, eu já andei imprimindo alguns adesivos que encontrei no Pinterest, depois me arrependi porque não gostei da qualidade, mas foi bom pra aprender, sem contar que vão servir exatamente para meu propósito.

bullet journal

Regras do Bullet Journal:

  • Todas as páginas devem ser numeradas, eu numerei as impares e automaticamente eu sei as pares;
  • Defina um titulo para cada página e já anote no índice com sua página de referencia;
  • Acompanhe e anote frequentemente as informações das tarefas;
  • Crie páginas com a visão geral do ano, mês e semana, se for necessário reserve uma pagina pra cada dia, assim você anota suas metas principais e consegue distribuir em pequenas tarefas e visualizar tudo acontecendo.
  • Use o bujo como uma agenda e ou para controle de todos os seus objetivos, nele é possível criar uma página para controle de hábitos;
  • Apesar de ser necessário poucos materiais para criá-lo não limite seu uso, é possível fazer grandes mudanças só usando papel e caneta.

Em 2017 eu apenas esbocei um bullet jornal e já deu super certo, eu desconfio que foi mais pelo lance do Segredo, aquela estória de jogar pro universo e esperar o que vem de volta, bem ou mal, meu bujo esteve os 365 dias do ano do meu lado e sempre que dava eu folhava, fazia uma página a mais, tentava aplicar o que tinha aprendido e com isso muitos dos meus desejos se realizaram, aos trancos e barrancos mas se realizaram.

Agora em 2018 não vou dar bobeira, vou investir mais tempo e recursos para obter mais lucro, meu bujo é quase uma empresa hahaha.

bullet journal

O objetivo principal do Bullet e do Planner para 2018 é sem duvidas controlar a ansiedade e botar minha vida nos trilhos, tá tudo uma loucura, indo do jeito que dá e as consequências não estão sendo as melhores.

Saúde tá uma lastima, tenho que tomar diariamente remédios para controlar a pressão e sempre tomo errado ou esqueço, a vida financeira tá mais ou menos controlada até o fim do primeiro trimestre do ano porque sou freela e peguei um job que me garante até lá, depois disso estou por conta, tem um ano que estou organizando um portfólio para ter meu currículo pronto e conseguir mais jobs. Estou com uma pilha de livros pra ler, precisando emagrecer muito pra me livrar dos remédios, sonhando com um trampo em uma empresa que exige um ótimo inglês e o meu não sai do meia boca. Além disso tem meus blogs abandonados, o TCC, meus filhos que precisam fazer algo divertido com a mãe, os bichinhos abandonados que sempre quero ajudar, dezenas de projetos de escrever dezenas de roteiros, contos, crônicas e afins.

Como tudo isso?

Organizando!

Ano passado consegui perceber que tudo o que me atrapalha é a ansiedade, e que se eu conseguir controlar, me sentir no caminho acompanhar meus progressos eu consigo chegar lá.

Essa primeira semana do ano será totalmente dedicada ao planejamento, tudo isso para eu ter um norte a seguir, claro que um pouco de diversão também será bom, um filme por noite, pra manter a mente criativa, mais um pouco de leitura.

A ideia é aproveitar o ritmo mais tranquilo e implementar uma rotina produtiva tanto para estudos quanto para trabalho e diversão. 

O blog vai funcionar como um contrato e uma prestação de contas, como se isso fosse um trabalho mesmo, quando você desenvolve um projeto você não assina um contrato e depois não tem que prestar contas de tempos em tempos?

Se você tem vontade de fazer um bullet journal também, não se acanhe, nem gaste uma fortuna para experimentar o método, comece com o caderno que você tem em casa e uma caneta, nem precisa de nada mais além disso, vou dar dicas aqui de como estou fazendo o meu e onde vocês podem se inspirar para o de vocês, são inúmeros layouts a partir do sistema básico.

bullet journal



Comece criando uma página chave, onde você vai registrar seus códigos, por exemplo:

– Tarefa

* Importante

#Adiado

x Cancelado

+ Complemento de tarefa

A Concluído 

” Citações



Você pode se preferir definir cores para cada área da sua vida:

  • Trabalho
  • Faculdade
  • Blog 
  • Dinheiro
  • Cursos

Tudo depende do material que tem disponível e também nada impede de fazer alterações na semana seguinte ou quando conseguir mais materiais para diversificar e decorar as páginas.



Reserve algumas páginas para o Índice, eu não fiz direito no ano passado mas ajuda muito, imagine que daqui até agosto você vai fazer uma tarefa do planejamento de uma festa de aniversário e sempre está anotando os passos e tudo o que já foi feito, se o índice foi feito corretamente evita que você tenha que ler todas as páginas para encontrar tudo o que foi feito em relação aos preparativos da festa. 

Calendário Anual  2 – 4

TCC           7, 9, 23, 45

Aplicações Tesouro Direto 2, 5, 7, 13, 21, 38

Semana #3  11-13


Onde ver todas as páginas do meu bullet Journal – Instagram @bujofordummies

Onde encontrar adesivos para imprimir – Planner Addiction 

Onde tem todo o método explicadinho – bulletjournal.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *