bolo vulcão de chocolate vegano

Bolo vulcão de chocolate vegano – Vai comer o que?

Eu sei que hoje é segunda sem carne, mas já pensou numa segunda sem carne, sem leite, sem ovos e sem derivados?

Esse Bolo vulcão de chocolate vegano  tá aí pra mostrar que é possível, é gostoso, é barato, e é saudável também.

Pode ser hoje, pode ser a próxima, pode ser até a terça feira, nunca é tarde pra tentar, dar uma chance para o novo. Eu comecei pela saúde, notei que minha digestão ficava lenta a cada bife, ficava conversando com o frango frito a tarde toda, algumas vezes deixava de almoçar pra evitar a dor no estômago.

Primeira pergunta que me vinha a cabeça, mas eu vou comer o que? Confesso que sempre vinha aquela lamentação espontânea junto: oh vida, oh céus!

Como tudo na vida a gente resolve com o Google, fui pra fase de pesquisa, já que veganos/vegetarianos não curtem muito que você pergunte o que eles comem, então fica a dica, não é ironia, é duvida mesmo.

Hoje posso dizer que estou vegetariana, não compro mais carnes e derivados pra preparar em casa, eventualmente se estou fora de casa e não tem opção vegana/vegetariana eu acabo consumindo, não é como gostaria mas eu não tenho a ilusão de que alguém consiga virar vegano do dia pra noite. Eu tenho filhos que não gostam muito de carne, mas amam todos os derivados, a troca tem que ser feita aos poucos porque pra ajudar sou separada e o pai deles não admite nem eu ser de outra religião quanto mais eu falar que parei de dar carne para eles.

Acredito que são processos, e pra vencer o preconceito e qualquer resistência nada melhor que bolo de chocolate. Pode inclusive ser o ponto de partida para incentivar o consumo de outras receitas veganas. “Lembra do bolo de chocolate que você amou? Então…”

bolo vulcão de chocolate vegano

Aqui tem funcionado bem, sem contar que estamos economizando muito, sei que a pior parte ainda está por vir, largar do leite, ovos e manteiga. Preciso urgentemente me apaixonar pela confeitaria vegana, testar receitas de leite condensado de aveia, ovos de linhaça e afins, como eu disse, não será do dia pra noite, mas já estou bem feliz por ter começado. Os bichinhos agradecem, minha saúde agradece, meu dinheiro agradece também.

Dê uma chance, faça esse bolo só pra testar!

Bolo vulcão de chocolate Vegano

 

MASSA

  • -2 1/2 xícara chá Farinha de Trigo
  • -3/4 xícara chá  Açúcar Mascavo
  • -1/2 xícara chá  Açúcar demerara ( pode ser o refinado)
  • -1/2 xícara chá cacau em pó
  • -1 colher de sopa de Fermento em pó
  • -1 colher de café de Bicarbonato de Sódio
  • -150 ml água
  • -100 ml leite da sua preferência ( usei de coco caseiro)
  • -100 ml óleo vegetal
  • -1 Colher de sopa de vinagre ( prefiro sempre o de maçã)

Recheio Vulcão:

  • 100 gramas de coco ralado ( usei resíduos do leite de coco)
  • 1 xicara chá de leite de coco
  • 1 xícara chá de açúcar demerara ou refinado, como achar melhor

Cobertura:

  • 150 gramas de chocolate meio amargo
  • 1/2 xícara chá de leite de coco

Modo de Preparo:

Para a massa comece juntando os ingredientes secos, pode fazer seguindo a ordem da receita, nem é necessário batedeira para fazer. É só misturar tudo, não bater muito para não desenvolver o glúten e levar para assar em forma de buraco no meio untada e polvilhada cacau pro bolo ficar ainda mais pretinho.

O recheio também não tem segredo, levar todos os ingredientes ao fogo, mexendo sempre até ferver e ficar cremoso, um pouco antes do ponto de brigadeiro, depois que fiz fiquei imaginando que com o leite de aveia ficaria melhor, mas ficou ótimo mesmo assim.

A cobertura consiste em derreter o chocolate no microondas ou em banho maria, juntar o leite de coco, aqui usei o industrializado, também é só misturar tudo e despejar sobre o bolo.

A massa cresce bem, fica macia, úmida e fofinha.

Só prepare o recheio depois de desenformar o bolo para despejar ainda quente no centro.

Use um prato com sobras, pois no corte o recheio entra em erupção e espalha pela mesa.

Despeje a cobertura e pode finalizar com raspas de coco, mas eu triturei tudo esqueci de reservar.

Agora é só aproveitar!