Aprender a Empreender

Aprender a Empreender

Com a politica e a economia indo de mal a pior a melhor solução que vejo é aprender a empreender. Perder o medo, vencer desafios, correr atrás para chegar junto.
Nunca concordei do governo cuidar do meu dinheiro, como no caso da aposentadoria ou do fundo de garantia, o dinheiro arrecadado é infinitamente maior que o distribuído e sabemos muito bem que nunca vamos ver nem sombra desse dinheiro, nem como aposentadoria, nem como benefícios para a sociedade.
Acredito também que todo mundo tem que ter um plano B na vida, desenvolver alguma habilidade que possa vir a ser útil numa época de crise.
Nunca é tarde para evoluir profissionalmente, montar seu próprio negócio, investir nos sonhos, porque eu já ouvi muito nessa vida que fulano ou beltrano não leva jeito pra empreender, mas nunca me lembro de escutar ninguém falando que adora acordar cedo, bater cartão e produzir para seu patrão dez vezes mais do que ganha como salário.
Para ajudar ainda os poucos benefícios que os trabalhadores conseguiram estão sendo retirados encobertos por uma reforma trabalhista e duvido que isso vá ser bom para o povo.
Imagino que se tudo é um ciclo e pelo jeito que as coisas estão indo em pouco tempo voltaremos aos escambos, trocando serviços e mercadorias, aliás essa é minha unica visão boa em relação ao futuro do país.
Por essa e por outras é bom aprender o quanto antes a empreender e ter planos B, C, D.. de um alfabeto inteiro se for preciso.
Se você já tem vontade de ter seu próprio negócio aqui vão dicas simples para tirar os planos do papel:

  • Esteja atento as necessidades do mercado, sempre tem aquela pessoa que consegue vender gelo pra esquimó, mas é bom pensar em algo que eles precisem mais, como agasalhos, por exemplo para não correr risco de ver seu negócio fracassar.
  • Mantenha uma certa formalidade, mesmo que sua empresa seja micro e você o único funcionário, clientes e fornecedores não precisam saber disso, ou mesmo que saibam tenha sempre uma linguagem profissional com eles, ajuda a passar credibilidade e evitar abusos.
  • Aprenda a lidar com as dificuldades, montar uma empresa não é só um sonho lindo não, tudo o que você faz na empresa como funcionário você precisa fazer por sua empresa, tudo e mais um pouco, muitas vezes a carga horaria ultrapassa e muito o esperado, imprevistos, erros, muita coisa pode acontecer, por isso é fundamental estar preparado para encarar as dificuldades e não desistir nos primeiros problemas.
  • Mantenha o foco, não se deixe levar pelo sucesso do seu produto ou de concorrentes e acabe diversificando demais sua produção partindo para produtos que não domina ou que não tem a mesma capacidade de produção, é melhor fazer um produto bem feito e de sucesso do que querer abraçar o mundo e não conseguir produzir mais nada.
  • Tenha expectativas realistas, não adianta imaginar que se tornará empresária e ficará milionária em uma semana, saiba que no incio o lucro será pequeno, talvez igual ao salário que ganhava como empregada, mas é assim mesmo, saiba diferenciar o lucro do salario, lembre se de sempre reinvestir parte do lucro e continue trabalhando.
  • Se prepare para administrar sua empresa, faça cursos, leia livros, não basta apenas saber produzir algo, é preciso entender ou querer aprender sobre todos os processos administrativos de uma empresa, no incio para conseguir executar e após para não ser enganado e conseguir acompanhar e cobrar dos colaboradores.
  • Invista num bom posicionamento de marca, você pode produzir o melhor produto do mercado, mas se não tem uma boa identidade visual, propostas claras de valores, não entender que o cliente precisa ser encantado, seu negócio não irá longe, conheço muitas marcas que o diferencial é a identidade visual, os produtos são exatamente os mesmos que compro até mais barato em outros locais, mas a marca oferece um “aconchego” em cada etiqueta, nas cores do local, no atendimento, e não é nada caro ou sofisticado, são itens simples que fazem a composição ser atrativa.

Com essas dicas você já pode começar a planeja sua empresa, aprender a empreender é fácil, é divertido e muito compensador.