Planner, Bullet Journal ou Agenda?

postado em: Apertamento Alugado | 0

Planner, Bullet Journal ou Agenda?

planner

Antes de responder a questão é preciso conhecer os bem os três.

Agenda

Velha conhecida, conta com calendários, espaço para os dados pessoais, informações uteis e claro, espaço para tarefas, compromissos ou qualquer anotação referente ao dia. É possível encontrar das mais praticas e pequenas para carregar na bolsa até as mais espaçosas, dividida em um dia por página e intervalos de meia hora ao longo do horário comercial.

Vem sempre com 12 meses, inciando em janeiro e finalizando em dezembro, tornando se obsoleta ao final de cada ano.

 

Bullet Journal

Um sistema de organização criado por Ryder Carroll, pode ser elaborado em qualquer caderno e personalizado de acordo com as necessidades de quem está fazendo. É necessário antes de mais nada definir um código para cada status ( – Por fazer, x feito, * Adiado) e também uma cor para cada setor ( Azul – saúde, amarelo – dinheiro), requer um pouco de tempo, nada mais que 15 minutos diários para verificação e atualização.

Nele é possível controlar informações sobre hábitos que se deseja mudar, fazer um diário para avaliar a alimentação por exemplo, organizar a rotina sem deixar passar nada, excelente para quem tem que cuidar de vários aspectos do dia sem esquecer de nada.

Pode ser iniciado a qualquer momento e não tem validade, podendo ser interrompido e retomado sem qualquer prejuízo. Muito popular nos EUA tem sites e canais especializados em como fazer e manter um bullet journal.

 

Planner

É um planejador, uma mistura de agenda com bullet journal, tem espaços para planejamento geral anual, mensal e semanal, pode ser adicionado outros planejadores, como o financeiro, nutricional, escolar entre outros, pode ser com uma visão mais geral ou bem detalhada, pode também ser usado como agenda e como diário. Alguns ainda podem ser ampliados e reciclados, substituindo apenas o miolo e mantendo capa e outras informações.

Há vários sites, inclusive nacionais que disponibilizam o arquivo em PDF de planner para impressão, para comprar pronto não é um produto barato e acessível, principalmente se você não tem certeza se vai utilizar mesmo em todas as suas funções. O preço pode ser um motivo para não deixar de usar.

planner

Parece que temos um favorito nesta lista. O Planner sem dúvida parece ser o melhor e mais útil, mesmo com a questão do preço, sempre tem a possibilidade de fazer o seu, eu como estou aprendendo sobre editoração e aprendendo a utilizar programas de edição estou fazendo o meu que acredito que só fique realmente pronto no final do mês, mas como sou prevenida e já pensando em economizar outros anos, comprei um fichário A5 que veio com algumas folhas próprias para bullet journal onde já comecei o planejamento e controle do ano. Até porque se eu não planejar não consigo nem sentar na frente do note pra produzir uma página sequer, é o planejamento do planejamento minha gente!

plannerbcs2017

Vou deixar aqui alguns links de planners prontinhos para baixar, imprimir e começar a usar, só não esqueçam que não pode vender e sempre que fotografarem deem os créditos a quem fez.

Planner

Planner 2017 Na Estante  – O que encontrei de mais completo bonito, ela dá dicas de impressão e de utilização, o blog todo é cheio de dicas.

planner

 

Planner 2017 O Melhor de Mim  – Também achei o planner lindo, porém eu preciso de mais algumas páginas adicionais.

planner

Planner Minimalista Não Me Mande Flores – Lindo e conta também com cartela de adesivos para customizar durante a utilização.

planner-gavetamix-2017

Planner Gavetamix – Só não baixei ele pra mim porque para imprimir teria que cortar as folhas para imprimir o verso, todo em preto e branco, lindo e objetivo.

 

No pinterest eu criei um painel apenas com ideias de planners, me segue por lá que estou atualizando sempre e compartilhando as novidades do meu.

Acredito que falta de planejamento não será desculpa para ninguém reclamar de 2017.

Me conte aqui como você se organiza a cada ano, já conhecia os planners?

Deixe uma resposta