Crumble de Banana e Nutella

postado em: Bakery | 0

Mês de maio é o mês das mães e do aniversário da Rebecca, ela igual a mim, sofre por fazer aniversário bem pertinho do dia das mães e nunca consegue comemorar no dia, já falei sobre isso aqui quando o Coletivo Gastronômico preparou uma festa para comemorar o meu aniversário, uma semana depois do dia dos pais e do meu aniversário. A Rebecca não está mais no coletivo 🙁 eu saí e voltei, vamos ver quantos meses eu consigo postar as receitas direitinho!

20160421_200545

O tema desse mês foi dia das mãe, mas não era qualquer coisa pro dia das mães, precisava ser uma receita de uma panela só, a maior parte do grupo optou por receitas salgadas, até que a Elisa me sugeriu um crumble, afinal precisava ter uma sobremesa, primeiro eu pensei em fazer o de maçã, mas desconfio que já tenha uma receita de crumble de maçã no meu outro blog, como tinha umas bananas na fruteira na hora de usar achei por bem aproveitar e juntar com Nutella que também tinha um pote no armário que sobrou da páscoa, acreditem, consegui esconder por quase um mês um pote de Nutella e resisti bravamente as tentações de abri lo sob qualquer desculpa.

crumble de banana com nutella

A receita não é feita em panela, mas numa forma, é montada, assada e servida no mesmo recipiente e se tiver uma daquelas frigideiras sem cabo de madeira que possam ir ao forno vai ficar bom também. Fiz em ramequins para já ter a porção certa, depois do almoço cada um lava seu pote e não deixa sujeira pra mãe lavar, porque eu conheço filhos que além de deixarem a mãe fazer o almoço todo, mesmo no dia das mães ainda largam toda louça lá pra mãe lavar.

Se sua mãe é daquelas que não abrem mão de fazer o almoço pra família toda todo dia, pelo menos faça a sobremesa. Até uma criança faz, tomando o cuidado de pedir ajuda na hora de levar ao forno.

 

Crumble de Banana e Nutella

 

Ingredientes:

Massa

1 xícara de chá de farinha de trigo

6 colheres de sopa de açúcar mascavo

½ xícara de chá de aveia em flocos

¼ de colher de chá de fermento em pó

100 gramas de manteiga gelada

Recheio

4 bananas cortadas em rodelas

1/2 pote de Nutella

1/2 xícara chá de suco de laranja

Canela em pó

 

Modo de Preparo:

Pré-aqueça o forno a 250 graus. Corte as bananas em fatias. Reserve.

Misture bem todos os ingredientes secos da massa. Corte a manteiga em cubinhos e, usando as mãos, misture com a farinha até formar uma farofa. Coloque as bananas em ramequins ou panelinhas de porcelana que possam ir ao forno, vale colocar numa grande. Regue com o suco de laranja, polvilhe canela, distribua a Nutella sobre as bananas e cubra com a farofa, pressionando levemente para cobrir bem. Leve ao forno por 50 minutos (ou até dourar a massa).

crumble de banana com nutella

Sirva quente com uma bola de sorvete de creme.

Rendimento 6 porções

 

Quer mais receitas para o dia das mães, todas feitas numa panela só? Curta nossa página Coletivo Gastronômico no facebook e nos siga no Instagram!

Deixe uma resposta