Macarrão à Carbonara para 2 Numa Panela Só

postado em: Bakery | 0

Em tempos de crise hídrica, vale economizar até na louça pra lavar, eu que nunca fui a maior fã de lavar a louça sempre procurei receitas para preparar tudo de uma vez só, sujando o mínimo de louça possível.
Encontrei essa receita sem querer no site do Panelinha, que dá a receita para uma porção. Como raramente estou sozinha e mesmo que esteja gosto de cozinhar duas porções pra sobrar pro jantar, multipliquei tudo por dois e fiz dois pratos de Macarrão à Carbonara, só o tempo de cozimento que não dobrou, aumentou um pouco.

macarrão a carbonara

A receita é bem simples, leva bacon, logo pode se presumir que fica deliciosa. É massa e tem bacon. Anote agora e vá fazer pro almoço,pro jantar, pro lanche, sei lá que horas você está lendo isso. Quase tão rápido quanto fazer um miojo.

Macarrão à Carbonara para 2 Numa Panela Só
7 ninhos de talharim – cerca de 250 g (ou outra massa longa com ovos)
1/2 xícara (chá) de bacon em cubos (150)
1/2 xícara (chá) de vinho branco
2 1/2 xícara (chá) de água
1 pitada de sal
2 ovos
1/2 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

macarrão a carbonara pratico

Leve uma panela ao fogo médio, na menor boca do fogão. Junte o bacon e mexa por cerca de 5 minutos, até dourar.
Retire metade do bacon e, caso haja excesso de gordura, escorra uma parte, deixando na panela cerca de ½ colher (sopa), além da outra metade do bacon. Assim, você não precisa juntar azeite na preparação.
Regue com o vinho e, com uma colher de pau, raspe bem o fundo da panela para soltar os queimadinhos – isso vai garantir sabor ao molho.
Em seguida, junte a água, o macarrão e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Vá soltando os ninhos com um garfo. Quando a água começar a ferver, pare de mexer e conte 7 minutos.
Após esse tempo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 5 minutos, sempre em fogo baixo.
Enquanto isso, misture bem o ovo com o parmesão numa tigelinha.
Desligue o fogo e junte imediatamente a mistura de ovo com queijo. Mexa delicadamente – o ovo vai cozinhar apenas com o calor da panela. Transfira para um prato, finalize com o bacon reservado e mais pimenta-do-reino moída na hora.

Dica: separe todos os ingredientes antes de começar a cozinhar.

Cuidado ao adicionar o vinho, nunca jogue bebida alcoólica direto da garrafa, separe a porção numa xícara e com ela despeje na panela.

Sirva quente acompanhado de vinho branco, o mesmo utilizado na receita.

Se for do tipo que não vive sem salada eu recomendo uma salada de rúcula.

Vou testar outras massas e outros molhos numa panela só, vai que a água acaba mesmo!

Deixe uma resposta