Cervejas e Mulheres

postado em: Propaganda e Marketing | 1

No incio deste ano, houve uma grande repercussão sobre os comercias da cerveja Itaipava, sendo considerado um comercial machista, com muito apelo sexual e todo blá blá blá que envolve o assunto. Inclusive alguns comerciais foram retirados pelo Conar e sua exibição ficou restrita ao publico +18 do Youtube.
Eu, aluna de publicidade, mulher de quase 40 anos, consumidora assídua de cerveja, me senti agredida com as chamadas, e olha que não sou de mimimi e sempre entendo a pegada das propagandas assim como suas ironias.
Levantei várias hipóteses para minimizar os erros da campanha, mas não tive como defender, é muito ruim, conversei com várias pessoas e pelo que entendi nem os homens gostaram muito e a cerveja que já não é grande coisa ficou com a imagem abalada.
Como tudo que é ruim sempre pode piorar, a cerveja tentando alongar a péssima campanha resolveu fazer uma brincadeira no twitter e deixou uma resposta automática para todos que publicavam a #ficaverão, tanto fazia se era uma critica, uma receita de bolo, o resultado do futebol, a resposta era a mesma.

propaganda itaipava

Agora deve ter gente falando que só não gosta da propaganda as mulheres invejosas, ciumentas que tem medo de perder o marido. Não é bem assim!
Os comerciais não estavam vendendo apenas cerveja, ou um status para quem bebe a tal cerveja. Estava vendendo um padrão de beleza, a ideia de que não importa seu relacionamento, sempre vai ter alguém mais gostosa que você e vai ferrar com tudo, que a mulher tem que se acostumar que homem não vale nada, mas é o homem quem manda e compra cerveja e ele vai mesmo continuar bebendo, sendo um escroto e a mulher que quiser que se sujeite a ser um pouco pior que ele.
A marca errou feio. Eu já não concordo com mulheres em propagandas de cervejas, como se dissesse, compre uma cerveja e leve uma mulher bonita. Como se a cerveja melhorasse a vidinha medíocre que você leva em casa com sua mulher.
Até porque mulher também consome cerveja e consome muita cerveja.
Cadê comercial de cerveja para mulheres?
E nem me venha com homens gostosões banhados em óleo só de sunga, servindo mulheres num clube de stripper masculino. E mulheres colocando dinheiro na sunguinha deles e dizendo: Ohh lá em casa!
Há algum tempo venho prestando atenção nas propagandas de cerveja e poucas se salvam e ainda assim não visam o publico feminino.
O combo cerveja estupidamente gelada e mulher gostosa quase pelada não cola mais. E nem adianta inverter os papeis.
A mulher não bebe tanto quanto o homem, mas bebe e vai ao mercado muito mais vezes que os homens e pode sim ser impactada pela marca. Eu hoje não compro Itaipava nem que seja a ultima cerveja do mercado.

opne your word

Tenho gostado muito das propagandas da Heineken que embora não sejam voltadas para o publico feminino já encontraram uma forma de vender o produto com inteligência e bom humor.Sem contar que a cerveja é totalmente excelente, minha preferida. Produzir uma propaganda de qualidade só reforça a identidade da marca.
Assim como a Kaiser, marca adquirida pela Heineken que partiu para uma outra linha de comerciais que mostra o homem como ele é, com seus defeitos e seus instintos.


Ainda que um movimento tímido, é um nicho bem pouco explorado  que pode render muito para as marcas que apostarem na igualdade, ou inclusão feminina para vender cervejas.
Existem várias formas de impactar, dizer que seu produto é bom, sem ter que transformar a mulher em objetos, sem diminuir as mulheres.
Invente alguma coisa, diga que sua cerveja combina com comida de buteco, que é boa pra acompanhar o futebol, o churrasco com a família, para cozinhar, porque não?

*Esse é um post que reflete a minha opinião pessoal sobre as marcas e não tem nenhum tipo de patrocínio.

Uma resposta

  1. "E nem me venha com homens gostosões banhados em óleo só de sunga, servindo mulheres num clube de stripper masculino." hahahahaha
    Mas é verdade, parece que é muito difícil desvincular essa imagem ridícula de cerveja = mulher gostosa.
    Quem disse isso? Quem começou com isso? Não tem nada a ver e é muito possível sim fazer propaganda inteligente E engraçada.
    Ótima crítica!
    :*

Deixe uma resposta