motivos para você criar um blog

10 Motivos para você criar um blog (AGORA!)

Há quem diga que o blog morreu, há quem ache que virou uma ferramenta desnecessária, porém se esquecem que as redes sociais são plataformas alugadas, que do dia pra noite podem desaparecer e colocar todos seus ovos (conteúdo) numa unica cesta ( rede social) é loucura, na internet assim como nos investimentos é preciso diversificar.

Precisamos pensar sempre em conteúdos diferenciados para cada rede, formatos diferenciados, cada rede requer uma linguagem, uma forma de divulgar, porque não manter o blog com todos os conteúdos e formatos?

motivos para você criar um blog

Se ainda não se convenceu vou listar aqui mais alguns motivos.

Motivos para você criar um blog:

  1. Melhorar o aprendizado
  2. Armazenar conteúdo na sua plataforma
  3. Iniciar seu personal branding
  4. Ter uma renda passiva
  5. Fazer integração entre todas as redes sociais
  6. Criar sua própria lista de emails
  7. Ter total controle do seu conteúdo
  8. Fazer Amizades
  9. Tornar você ou sua marca visível
  10. É fácil, barato e qualquer pessoa que tenha um e-mail consegue fazer.

Melhorar o aprendizado

Quando você quer aprender qualquer coisa nova ou aperfeiçoar o que já sabe você acaba recorrendo aos blogs, então porque não compartilhar o que está aprendendo também? Considere seu blog um caderno virtual. Mesmo que pareça que já existem muitos blogs sobre o assunto, cada pessoa explica de uma forma diferente.

Há pouco tempo ouvi um case de dois homens que tinham a mesma idade, moravam na mesma cidade e estavam disputando a mesma vaga de emprego, os dois começaram a estuda na mesma época e o mesmo assunto. Um deles resolver criar um blog para compartilhar o que aprendia, o outro achou desnecessário. O que tinha o blog criou uma rede de compartilhamento de conteúdo, já o outro nada. O blog foi decisivo na escolha do candidato que já ganhava dinheiro ensinando pessoas.

Armazenar conteúdo na sua plataforma

Não estou dizendo que você não deva ter perfis em todas as redes sociais, só estou dizendo que todas elas podem sumir e junto todo seu conteúdo, isso vale inclusive para o Youtube que diminui muito os pagamentos por visualização, e ainda teve o problema de ter marcas “patrocinando” terrorismo, com suas propagandas sendo exibidas em vídeos do tema.

Manter seu conteúdo todo numa plataforma sua é o melhor que você pode fazer. O WordPress permite organizar isso e comporta todas os formatos de conteúdo.

Melhorar seu personal branding

Personal branding é fazer seu nome se tornar uma marca, o blog funciona como uma vitrine mostrando suas habilidades, fazendo de você uma autoridade no assunto.

Qualquer que seja sua profissão você tem assunto para compartilhar e compartilhando se tornará referencia facilitando ser encontrado e reconhecido.

Ter uma renda passiva

O blog que criei em 2009 ainda está no ar, e mesmo com vários problemas, um deles não postar há mais de dois anos ele ainda tem muita visualização e se paga todo mês, graças a ele fiz network, me tornei referencia em confeitaria, escrevi texto e receitas para livros, fora o adsense que vai acumulando por visitas.

Dependendo do seu assunto e do seu produto você pode continuar contabilizando os lucros por muito tempo.

Fazer integração entre todas as redes sociais

Com a instalação de um plugin é possível compartilhar seu conteúdo em todas as redes sociais em horários pré agendados. Seu conteúdo é divulgado de acordo com o programado você só precisa lembrar de compartilhar novamente de tempos em tempos, mas esse é assunto para outro post.

Criar sua própria lista de emails

Se o blog é uma poderosa ferramenta de marketing de conteúdo o e mail não fica atrás, oferecer um conteúdo exclusivo para assinantes do blog é uma excelente estratégia para atrair e fidelizar seguidores, basta um Widget na barra lateral do blog e algumas call to action nos posts e você poderá contar uma lista de e mails, são pessoas que confiam no seu conteúdo e principalmente acreditam em você.

 

Ter total controle do seu conteúdo

Quando você armazena conteúdo na sua plataforma além de não correr riscos você também tem total controle sobre ele, como transmissões do Facebook em que quando entra musica o som é cortado por conta de direitos autorais, ou em exibição de vídeos que entram propagandas no meio, tudo isso você pode excluir quando o conteúdo está no seu blog.

Fazer Amizades

Essa sem duvida é a melhor parte, antes do blog eu contava nos dedos as pessoas que gostava, nem era culpa de ninguém, eu não conhecia muita gente mesmo, hoje nem consigo contar quantas pessoas conheci através do blog, gente pra trocar figurinhas, gente que encontro nos eventos, gente que acaba entrando na nossa vida de verdade.

Mesmo que não ganhasse nada mais com o blog só pela amizades já valeria a pena.

 

Tornar você ou sua marca visível

O blog é uma vitrine e diga se de passagem uma vitrine muito justa, o espaço para todos é igual na internet. Não importa o tamanho da empresa, do valor do seu produto, ele tem exatamente o mesmo espaço que produtos de uma multinacional, ou instituições com mais de um século de história. Na internet o importante é o valor que você oferece, a experiencia que proporciona, o jogo é mais justo, o custo de um site é igual para todos, se analisarmos domínio, hospedagem e plataforma, é o conteúdo que vai definir seu sucesso.

É fácil, barato e qualquer pessoa que tenha um e-mail consegue fazer

Você deve estar pensando que dá um trabalhão administrar um blog e customizar então, deve achar que nunca que vai conseguir, mas é bobagem, qualquer pessoa que tenha uma conta de e-mail ou em qualquer rede social consegue sim ter um blog e eu vou provar isso. Na próxima semana eu já começo a postar todos os tutoriais com uma linguagem bem simples que qualquer pessoa consegue entender.

Acredito que com tantos argumentos você já se convenceu de que precisa de um blog para ontem. Agora surgem outras perguntas: por onde começar? Quanto custa? Eu consigo fazer ou preciso de alguém pra me ajudar?

Todas essas respostas você vai encontrar aqui, assine o blog para não perder nada e receber conteúdos exclusivos.