sobre ter um blog

10 Coisas que ninguém te conta sobre ter um blog

Eu que sempre quis ser jornalista achei incrível a ideia de ter um blog, um espaço somente meu onde eu posso opinar, falar sobre o que bem entender e ainda ser lida, interagir com os leitores, era simplesmente a realização de um sonho.

O que não me falaram é que ter um blog tem muita coisa boa, mas também tem muita coisa estranha e algumas coisas engraçadas.

Então se você está pensando mesmo em ter um blog, precisa saber dessas coisinhas que vou te falar que são tão ou mais importantes que a parte técnica.

  1. Todo mundo começa um blog pra fazer sucesso, mas nem todo mundo associa dinheiro a sucesso. O objetivo do blog pode ser reunir um determinado grupo de pessoas, deixar registrado uma viagem, fixar um conteúdo em aprendizado, o dinheiro é só consequência.
  2. Ter um blog faz você olhar para tudo de forma diferente e sempre que você vê algo diferente já pensa logo em compartilhar, por isso é bom ter um foco.
  3. Ter um blog e mantê-lo ativo requer muito trabalho, não é só escrever qualquer coisa de qualquer jeito e publicar, é preciso se dedicar e mesmo que seja totalmente despretensioso é bom observar outros blogs do assunto, depois de ter um blog você vai se pegar estudando sempre, seja sobre o seu assunto, seja sobre blogs, como esse post para melhorar o seu.
  4. Você nunca mais terá férias, mesmo que você avise que estará de férias e faça um intervalo entre os posts, durante as férias provavelmente você estará pensando no que postar quando voltar, isso se não parar para pesquisar e até rascunhar algumas coisas.
  5. Tanto no inicio quanto já estiver com um certo respeito, cada leitor conta, cada opinião, cada critica, tudo faz a diferença e precisa ser administrado de perto, interaja, responda, mostre que você sabe ouvir/ler além de falar/escrever.
  6. É um trabalho diário, ainda mais hoje que pode se vincular todas as redes sociais com o mesmo conteúdo, um intervalo muito longo pode por a perder anos de construção de audiência.
  7. É preciso ser criativo, não só para gerar conteúdo de qualidade, mas também para se destacar entre os demais.
  8. Requer dinheiro, aliás muito dinheiro dependendo do assunto, como o meu de confeitaria. Algumas vezes eu fotografo receitas e faço pequenos vídeos de encomendas, mas raramente isso acontece, quando estou fazendo encomendas estou concentrada e nem sempre lembro de fotografar o passo a passo, logo para ter um conteúdo diferente no blog eu tenho que comprar ingredientes e produzir as receitas, um outro nicho pode precisar apenas de tempo, mas time is money!
  9. Pode não parecer mas tudo que está na internet tem dono sim, qualquer imagem se não estiver disponibilizada pelo autor não pode usar, o mesmo acontece com o conteúdo, não é porque foi compartilhado que você pode copiar e colar onde e como quiser. Sempre entre em contato com o dono do conteúdo e peça permissão para usar mesmo que seja um paragrafo ou uma imagem inocente.
  10. Ter um blog traz muitas amizades e isso não tem preço, você vai se pegar com saudades de blogueiros e blogs que conheceu durante sua vida de blogueiro. Ter um blog te permite conhecer gente no mundo inteiro, compartilhar cada vez mais conhecimento e isso é muito compensador.

 

E aí, se animou a ter um blog?

Se quiser saber por onde começar está no lugar certo, aqui tem todas as dicas e motivos para ter um blog.

Ah, tem mais uma coisinha sobre ter um blog, se for de receitas você precisa saber que nunca mais vai conseguir comer nada quente, porque antes de comer vai ter que tirar 50 fotos pra escolher uma e ainda achar que não ficou boa.

Tem algo mais sobre ter um blog que eu não falei sobre e quer acrescentar? Deixa aí nos comentários, vou adorar saber!

1 thought on “10 Coisas que ninguém te conta sobre ter um blog”

Os comentários estão fechados.